No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha Portuguesa, o Glicínias Plaza recebe de 4 a 19 de maio, uma exposição, demonstrações e atividades gratuitas, que se poderão encontrar no piso 0 do centro comercial, divididas por 3 localizações: Área 1, junto à loja Vodafone; Área 2, junto à loja GMS e Área 3, junto à loja Intimissimi.
A exposição do Dia da Marinha será, sem sombra de dúvida, um evento dinâmico e diversificado, que irá desde a exposição de equipamentos da Polícia Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos ou Direção de Faróis, entre outros, à atuação musical da Banda da Armada, à degustação das iguarias da Escola de Tecnologias Navais, à demonstração de veículos terrestres não tripulados e táticas especiais de fuzileiros e onde até haverá oportunidade para aprender os princípios simples do Suporte Básico de Vida com workshops gratuitos.
O Dia da Marinha, organizado pela Marinha Portuguesa, celebra-se a 20 de maio, em homenagem ao grande feito de Vasco de Gama que, neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Este dia comemora-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa diferente, tendo por objetivo estreitar os laços entre a população e a Marinha, através de um programa que inclui diferentes eventos. Este ano, o Dia da Marinha associa-se à programação e celebração de Aveiro 2024, Capital Portuguesa da Cultura e marca presença, para além de outros locais na cidade, no Glicínias Plaza também.
ATIVIDADES 4 e 5 de maio
Workshop de Suporte Básico de Vida
2 sessões: 11H00 e 15H00 || Área 1
No workshop de Suporte Básico de Vida pretende-se transmitir conhecimentos sobre as características dos princípios básicos de anatomia e fisiologia do corpo humano, bem como ensinar a aplicar Suporte Básico de Vida (SBV) e o SBV com desfibrilhação Automática Externa. Este workshop tem a duração de 20 minutos e não necessita pré-inscrição.
----
Demonstração CEOV
3 sessões: 11H00, 15H00 e 18H00 || Área 2
A Célula de Inovação e Experimentação Operacional de Sistemas Não-Tripulados (CEOV) apresenta um veículo terrestre não tripulado de apoio às operações especiais da Marinha. O veículo, que alcança velocidades superiores a 80 km/h em estrada e consegue circular em todo o tipo de terrenos, é adaptado em função da missão a desempenhar, utilizando um eletro-ótico que transmite imagem para o operador e para o centro que está a controlar a operação, em tempo-real. Está ainda preparado para utilizar um variado leque de equipamentos e sistemas de apoio, como granadas fumígenas ou atordoantes.
----
ETNA – Finger Food
2 sessões: 11H00 e 18H00 || Área 3
Atividade dinamizada pela Escola de Tecnologias Navais através do Departamento de Administração e Logística, responsável pela formação profissional nas áreas da Administração e Restauração. Poderá assistir a demonstrações de Arte Cisória e degustar finger food confecionada pelos formadores desta Escola.
----
Banda Armada
2 sessões: 11H00 e 18H00
Atuação do QUARTETO DE CLARINETES. O quarteto de clarinetes da Banda da Armada é formado por três clarinetes soprano e um clarinete baixo. Esta formação tem no seu repertório diferentes tipos de música, desde clássico, jazz, tradicional, contemporâneo, popular, ligeiro e sem esquecer o “nosso” fado. Este agrupamento é sempre bem aceite devido à sua jovialidade tanto sonora como pessoal, onde o timbre ímpar destes instrumentos conquista os ouvintes
----
ATIVIDADES 11 e 12 de maio
Demonstração Tática de Fuzileiros
2 sessões: 11H30 e 18H30
A Demonstração Operacional dos Fuzileiros apresenta, mediante as adaptações necessárias face ao espaço onde ocorre, a tomada de um objetivo por parte de um Grupo de Combate, do mar para a terra, empregando o fogo e a manobra e a sua retirada, em ambiente hostil.
Durante a ação o Grupo de Combate executará formaturas e evoluções de combate, controlada por vozes específicas e tipificadas para o efeito, eliminando as diversas ameaças. Executada a ação no objetivo, realizará uma retirada sob pressão e reagirá a um ferido, estabilizando a vítima e simulando posteriormente um pedido de evacuação de ferido por meio aéreo (tradicionalmente um helicóptero).
Vamos comemorar juntos o Dia da Marinha?