O GLICÍNIAS APOIA O PLANTAR O FUTURO
O Plantar o Futuro, o maior projeto de reflorestação e sensibilização ambiental universitário, na sua 6ª edição, contou com o principal patrocínio do nosso Glicínias Plaza! Organizado pela Associação Agora Aveiro, em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja, o Plantar o Futuro assenta na ideia de que pequenas ações podem ter um grande impacto e de que “se cada um de nós plantar uma árvore, um dia teremos uma floresta”. O projeto representa um movimento pela defesa e promoção da floresta autóctone portuguesa e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios e conservação da biodiversidade. No dia 30 de outubro de 2024, entre as 14H00 e as 17H00, em frente à Reitoria da UA, foram entregues mil árvores nativas, entre carvalhos-alvarinhos, loureiros, medronheiros e sobreiros para uma adoção responsável. Os adotantes tiveram ao seu dispor um Guia Online, a par de uma Linha de Apoio, para garantir que seriam bem-sucedidos na sua tarefa.
A 6ª Edição do Plantar o Futuro chegou ao fim! Feitas as contas, foram mais de 750 participantes no projeto com cerca de 110 voluntários envolvidos nas ações de reflorestação e mais de 1200 árvores nativas plantadas. O Município de Estarreja e a nossa Região de Aveiro ficaram mais verdes! Este ano desafiámos as previsões de mau tempo, arriscámos e fomos bem sucedidos! As ações de reflorestação desta edição decorreram no Eco Parque Empresarial do Município de Estarreja em fevereiro de 2025. Foram plantadas 1201 árvores nativas de entre as espécies do projeto - carvalho-alvarinho, azevinho, pilriteiro, medronheiro e sobreiro. Das 758 árvores adotadas, conseguimos recuperar 613, cerca de 80% do total, uma percentagem que tem vindo a crescer nas últimas edições. As árvores plantadas vão ajudar na recuperação da floresta nativa portuguesa, reduzindo o risco de incêndio e aumentando a biodiversidade local. Vão também contribuir para a filtração e absorção de água, partículas e poeiras, retenção de carbono, entre outros serviços de ecossistema. Vamos, juntos, fazer do Plantar o Futuro um sucesso!
Recorde-se que o Glicínias Plaza foi o principal patrocinador da 4ª e da 5ª edições do "Plantar o Futuro", que desafiou a 12 de outubro de 2022 e a 4 de outubro de 2023, os alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro, a fazer parte deste movimento e a acolher uma das 1000 árvores nativas que havia para adoção, cuidar dela e plantá-la, ajudando na recuperação da floresta autóctone portuguesa! No Plantar o Futuro, cada semente é mais do que uma planta. Cada planta é também uma pequena faísca que acorda nas pessoas, cansadas e assombradas por um futuro que lhes é vendido como sombrio e desanimador, a vontade de continuar de mangas arregaçadas e fazer mais. Sobre a 3ª edição: As ações de reflorestação da 4ª Edição do “Plantar o Futuro” realizaram-se nos dias 18 e 25 de março de 2023 no Município de Estarreja, nas margens do Rio Antuã. Nestas ações de reflorestação foram plantadas bétulas, salgueiros, carvalhos-alvarinhos, amieiros, freixos, pilriteiros, medronheiros, folhados, sanguinhos-de-água, entre outras, num total de cerca de 1000 árvores. As árvores plantadas vão ajudar na recuperação da floresta nativa portuguesa, reduzindo o risco de incêndio e aumentando a biodiversidade local. Vão também contribuir para a sustentação dos solos e margens, filtração e absorção de água, partículas e poeiras, retenção de carbono, entre outros serviços de ecossistema. Feitas as contas, foram cerca de 900 participantes no projeto com 100 voluntários envolvidos nas ações de reflorestação e perto de 1000 árvores nativas plantadas. O Município de Estarreja e a nossa Região de Aveiro ficaram mais verdes!Sobre a 4ª edição:O projeto contou com 1019 inscritos que se traduziram em 924 adoções. As ações de reflorestação realizaram-se nos dias 9 de março e 6 de abril de 2024, nas margens do Rio Cabrão, na União de Freguesias de Canelas e Fermelã, no Município de Estarreja, permitindo a plantação de 616 árvores – 66 carvalhos-alvarinhos, 45 loureiros, 198 medronheiros, 66 sobreiros e 241 árvores de outras espécies como o choupo, a tamargueira, o amieiro e o azevinho, ajudando a criar uma floresta e a tornar o futuro de todos um pouco mais verde.
Obrigado a todos, parceiros e amigos do Plantar o Futuro, por terem tornado este projeto uma realidade. Mais informações AQUI! Cuidar não é dizer, é fazer. Cuidamos!
|
|
 |
|
|