O Glicínias Plaza foi o principal patrocinador da 4ª Edição do "Plantar o Futuro", um projeto promovido pela Agora Aveiro, com o nosso apoio, que desafiou a 12 de outubro de 2022, os alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro, a fazer parte deste movimento e a acolher uma das 1000 árvores nativas que havia para adoção, cuidar dela e plantá-la, ajudando na recuperação da floresta autóctone portuguesa!
No Plantar o Futuro, cada semente é mais do que uma planta. Cada planta é também uma pequena faísca que acorda nas pessoas, cansadas e assombradas por um futuro que lhes é vendido como sombrio e desanimador, a vontade de continuar de mangas arregaçadas e fazer mais.
As ações de reflorestação da 4ª Edição do “Plantar o Futuro” realizaram-se nos dias 18 e 25 de março de 2023 no Município de Estarreja, nas margens do Rio Antuã. Nestas ações de reflorestação foram plantadas bétulas, salgueiros, carvalhos-alvarinhos, amieiros, freixos, pilriteiros, medronheiros, folhados, sanguinhos-de-água, entre outras, num total de cerca de 1000 árvores. As árvores plantadas vão ajudar na recuperação da floresta nativa portuguesa, reduzindo o risco de incêndio e aumentando a biodiversidade local. Vão também contribuir para a sustentação dos solos e margens, filtração e absorção de água, partículas e poeiras, retenção de carbono, entre outros serviços de ecossistema.
Feitas as contas, foram cerca de 900 participantes no projeto com 100 voluntários envolvidos nas ações de reflorestação e perto de 1000 árvores nativas plantadas. O Município de Estarreja e a nossa Região de Aveiro ficaram mais verdes!
Em suma, a 4ª Edição do Plantar o Futuro foi um sucesso com um claro aumento no número de participantes face ao ano anterior. Comprova-se o interesse da comunidade académica da Universidade de Aveiro, em particular dos jovens, neste género de iniciativas e a sua preocupação face aos desafios ambientais que todos enfrentamos. A prova de que os jovens querem agir e, se lhes foram dadas as ferramentas para tal, são capazes de fazer a mudança acontecer!
Um obrigado à Agora Aveiro pela iniciativa e a todos aqueles que nela estiveram de alguma forma envolvidos e permitiram com que, juntos ajudemos a recuperar a floresta autóctone portuguesa!
Cuidar não é dizer, é fazer. Cuidamos!